O escritório Morphosis divulgou imagens de seu projeto para o OCMA, Orange County Museum of Art, na Califórnia. Segundo os arquitetos, o projeto pretende criar uma "presença urbana aberta e envolvente no maior centro de artes e cultura de Orange County."
Com mais de 4.000 m² o museu possibilita que o OCMA organize exposições e instalações temporárias. O museu abrigará aproximadamente 2.300 m² de galerias, o que representa um aumento de 50% de área expositiva quando comparado com a organização atual em Newport Beach.
O projeto apresentado foca em uma abordagem flexível e funcional, com um espaço principal que permite uma variedade de configurações, acompanhado por um mezanino e por galerias que faceiam a rua. Os espaços expositivos são complementados por terraços que podem receber instalações, esculturas ou projeções e performances ao ar livre.
O projeto evoluiu tanto de fora pra dentro quanto de dentro pra fora. O edifício é a peça final da composição total do Segerstrom Center of Arts e conversa com a forma das construções vizinhas e com as praças a partir de um café e de jardins. Ao mesmo tempo, o projeto também responde a um desejo de aumentar o acesso à coleção permanente do OCMA, a partir de espaços de exposição neutros, flexíveis que podem receber artes de todas as mídias.
Thom Mayne, Morphosis
Além de sua atuação como expositor, o museu também abrigará mais de 900 m² dedicados a programas educativos, performances, eventos culturais, além do café e do administrativo. Flutuando sobre o átrio de entrada encontra-se um espaço dramático para performances, que também pode servir como espaço educativo, iluminado por uma abertura que olha para o terraço.
No exterior encontra-se uma grande escadaria que conecta o museu ao espaço performático do Argyrros Plaza do Centro de Artes Segerstrom. O projeto garantiu um caráter distinto para este elemento, com painéis metálicos ondulantes de cor clara e concreto aparente.
Via: Morphosis